Nesta sessão selecionamos várias dicas e truques que irão facilitar e otimizar o uso da Silhouette e seus acessórios.


Dicas e Truques

Como posso ajustar uma imagem de corte regular para fazer impressão e recorte dela?

Você pode converter imagens de recorte regular para imagens de impressão e corte no ícone "ajuste" no menu do Silhouette Studio.

Como posso converter texto para que seja impresso ao invés de ser recortado?

A fim de imprimir um texto criado a partir do "Text", você pode fazer o seguinte:

1. Criar seu texto e medir/colocar em sua preferência.

2. Selecionar seu texto.

3. Vá para "Fill Color" ( ou outro recurso de preenchimento) e selecione a cor ou tipo de preenchimento para seu texto - isto preparará para que seu texto seja impresso.

4. Vá para a opção de estilo de corte ( o ícone que parece umas tessouras cortando.uma linha vermelha).

5. Com seu texto selecionado, cllique na opção "No Cut" - isto fará com que seu texto seja ignorado durante o processo de corte.

Como posso criar e ajustar um texto no software da Silhouette?

O Silhouette Studio tem a capacidade de utilizar qualquer TTF (True Type Font) que estiver instalada em seu computador.
Você não precisa instalar tais fontes no programa. O Silhouette Studio acessará todos os arquivos de fontes TTF instalados e vai exibi-los à medida que você criar seu texto desejado.
Para usar suas fontes, clique na ferramenta cursor "Texto", localizada no lado esquerdo da tela do software.
Ao clicar, você será permitido a colocar um cursor de texto em sua área de trabalho e começar a escrever diretamente na tela. A linha vermelha piscando é o cursor mostrando onde você está digitando.
Você pode voltar ou seguir em frente usando seu mouse ou as teclas de seta para direita ou esquerda do seu computador. A caixa verde é sua caixa de texto. Essa caixa pode ser ajustada clicando e segurando a barra preta, na margem direita da caixa de texto.
Arrastar essa barra para a esquerda permitirá que você envolva o texto. Arrastar para a direita permitirá que você traga o texto de volta, direcionando para um único caminho linear. Você pode clicar duas vezes ou clicar fora do texto para sair do modo de edição de texto.
Você pode voltar a qualquer momento para reeditar outras palavra ou letras através do click duplo em seu texto criado. Mais informações sobre ajustes ou ainda manipulação de texto criado podem ser encontradas no Manual do usuário do Silhouette Studio (disponível no menu "Ajuda" do programa).

Como posso criar texto em curvas ou encaixar o texto em um atalho?

A versão mais recente do Silhouette Studio inclui um recurso de encaixe de texto para qualquer atalho, incluindo atalho circulares ou curvos.
O recurso de Texto em atalho pode ser encontrado na crição do texto.
Há um ponto de controle no lado inferior esquerdo do seu texto que pode ser usado para arrastar o texto para outra linha de atalho e encaixar seu contorno (como em um círculo desenhado com a ferramente de círculo).
Mais informações sobre a utilização do recurso Atalho para Texto pode ser encontrado no manural do usuário na página 23 (encontrado através do menu "Help" no programa Silhouette Studio).
Como recortar tamanhos diferentes de papéis personalizados? Para cortar tamanhos diferentes do padrão 8 1/2 X 11. ao abrir o novo documento você verá um painel do lado direito da sua tela para Ferramentas de página.
Você pode:

a) selecionar um dos tamanhos prédefinidos listados para tamanhos de papel comum; ou

b) criar um tamanho personalizado de página, ajustando a "Width" (Largura) e/ou a "Height" (Altura).

Como usar diferentes tamanhos de paginas no software Silhouette Studio?

Ao abrir “novo documento” você verá um painel de Ferramentas de paginas do lado direito da sua.
Você pode:
a) selecionar um dos tamanhos pré-definidos listados; ou
b) criar um tamanho personalizado de página, ajustando a "Width" (Largura) e/ou a "Height" (Altura).

Como posso fazer letras mais espessas, se não há a opção "NEGRITO" nas alternativas de texto para minha fonte?

No programa Silhouette Studio, se a fonte em questão não tem a opção "Negrito" para a alternativa desejada, você pode optar usar o recurso "Offset", que é planejado para fazer sombras para letras, mas que pode ter o mesmo tipo de efeito com o espessamento das letras.
Mais informações sobre o recurso "Offset" para Silhouette Studio podem ser encontradas na página no Manual de Usuário (encontrado no menu "Ajuda").

Como posso ampliar ou diminuir minhas imagens?

Quando as imagens estiverem sendo desenhadas ou redimensionadas, você notará que a altura e a largura da imagem é exibida ao lado da imagem quando selecionada.
Desta maneira, você pode visualizar as medidas específicas ao procurar desenhar ou redimensionar manualmente uma imagem.
Ao redimensionar as imagens manualmente, se você clicar e arrastar em qualquer dos pontos de diagonais, sua forma será dimensionada proporcionalmente.
Se você redimensionar usando os pontos de laterais, sua forma será simplesmente esticada ou comprimida em qualquer direção que você mova.
Você pode selecionar alternadamente a opção "Escala” na barra superior do lado direito e ao selecionar sua imagem fazer quaisquer ajustes na altura ou largura.
Você pode selecionar a opção "Manter proporção" se quiser fazer um ajuste e ter as dimensões proporcionais de sua imagem para largura e altura.
Você pode também usar a função “Grade” para fácil visualização espacial do dimensionamento.
Para exibir a “Grade”, você pode clicar com o botão direito sobre sua área de trabalho do Silhouette Studio (sem imagens selecionadas) e selecionar a opção "Mostrar Grade".
Você pode clicar no ícone "Grade" localizado no canto superior direito da sua tela.
Cada “Grade” possui um padrão quatro leves subdivisões mostrando os centímetros. Se você quiser ajustar a dimensão da Grade para maior ou menor, você pode clicar no ícone "Grade" e fazer qualquer ajuste.
Se preferir visualizar suas dimensões em outra unidade de medida (como polegada ou milímetro):

1. Vá para o menu "Arquivo" (no PC) ou "Silhouette Studio" (no Mac);

2. Selecione "Preferências";

3. Selecione "Medidas".
Com a “Grade” ativada, você pode ver quão grande ou pequeno suas formas e letras estão ao redimensioná-las.

Como posso dar zoom para trabalhar com imagens menores?

Quando se trabalha com linhas menores de corte difíceis de ver ou operar, você pode usar a ferramenta de zoom para obter uma melhor visão.
Você pode clicar no ícone "Aumentar Zoom" na barra superior (imagem de uma lupa com um sinal de positivo +), ou selecionar uma área específica que pretende ampliar com a ferramenta "Seleção de Zoom" (imagem de uma lupa com um sinal de positivo + e um pequeno alvo)
Isto permitirá você desenhar uma caixa ao redor da seção desejada de seu desenho para ampliar especificamente a seção.
Ao terminar, para diminuir o zoom, você pode clicar no ícone "Diminuir Zoom " (imagem de uma lupa com um sinal de negativo -), ou clique no ícone "Ajustar à jaenla", na barra superior (imagem de uma aera de trabalho branca com fundo cinza).
Essa ferramenta trará de volta uma visão centrada, o padrão da sua área de trabalho.

Como faço para mudar as linhas de uma imagem no software da Silhouette?

Se você tem uma imagem da sua biblioteca ou outra fonte que tenha uma série de partes em linha (como uma borboleta), que você queira para remover certas linhas, redimensionar ou manipular partes da imagem, você pode fazer o seguinte:

1. Selecionar sua imagem após a ter dimensionado.

2. Clicar no botão "Desagrupar", localizado ao lado da barra de ferramentas ou clique com o botão direito na sua imagem e selecione "Desagrupar".

3. Clicar fora da imagem para que a mesma não seja mais selecionada.

4.  Clicar em qualquer linha na imagem que você deseja alterar. Note que você pode ampliar se tiver problemas ao selecionar a linha correta.

5. Com a imagem desagrupada, você pode agora deletar, mover ou virar a parte selecionada da imagem individualmente conforme desejado.
Esse efeito é ótimo se houver rápidas idéias que você queira criar ou deletar. Quando conjuntos de linhas estão desagrupados você pode também, ao clicar duas vezes na linha individual ou clicar na ferramenta "Editar pontos", manipular a linha e fazer ajustes mais específicos na linha em si.
Ao terminar, você pode re-selecionar todas as partes juntas e então clicar no botão "Agrupar", localizado ao longo da barra de ferramentas ou clicar duas vezes na imagem e selecionar "Agrupar", a fim de agrupar todas as partes de volta. Após feito isso você pode voltar a dimensionar suas imagem como um todo.

Como faço para criar gravuras para serem gravadas em vidro, com a Silhouette?

Para fazer gravuras em vidro com a Silhouette e Silhouette vinil, por favor faça o seguinte:

1. Limpe por completo a superfície de vidro.

2. Use o Silhouette Digital Craft para selecionar e cortar seu projeto ou frase do Vinil Adesivo.

3. Use a ferramenta Hook para remover cuidadosamente o projeto do vinil, criando um estêncil do espaço negativo.

4. Descasque o apoio do papel do Transfer e aplique sobre o espaço negativo de seu projeto.

5. Descasque a parte de tráss do vinil. Coloque o estêncil na mesa com o adeviso para cima.

6. Cuidadosamente aplique o estêncil com o lado adesivo no vidro.

7. Remova o vinil do vidro usando um raspador universal para pressionar todas as bolhas.

8. Devagar e cuidadosamente retire o papel do Transfer, certificando-se que todas as partes do estêncil permaneça no vidro.

9. [Aviso] Creme cáustico é uma substância corrosiva. Preste atenção aos rótulos de segurança no recipiente do produto.

10. Ao uso de conponete ou pincel de artesanato, aplique uma camada espessa de creme cásutico no vidro exposto, certificando-se que o creme está espalhado uniformemente.

11. Consulte o rótulo do creme cásutico para determinar quanto tempo é exigido pela marca para funcionamento - normalmente de 5 a 10 minutos.

12. Após o tempo apropriado passar, lave o creme cásutico com papel toalha.

13. Retire o vinil da superfície. Use a ferramenta hook para remover pedaços menores. Remover impressões digitais com o removedor para melhores resultados

Como faço para criar efeitos opacos ou sombreamento para meu texto ou imagem?

Efeitos de sombreamento ou opacidade em imagens podem ser criadas dentro do software Silhouette Studio. Para tal, faça o seguinte:

1.Crie o texto desejado ou selecione uma imagem.

2. Selecione sua imagem e clique no botão "Offset".

3. Selecione as configurações desejadas. Você pode querer ajustar o seguinte: Offset Distance: Quanto maior o número, mais longe a sombra ou a placa estará do projeto original. Corner vs. Round: A opção de borda fornecerá arestas vivas, enquanto a opção round fornecerá bordas lisas.

4. Ao terminar de definir as opções da configuração, clique "Apply".

Como faço para recortar imagens com camadas de cores separadas e não como formas solidas?

Se você deseja cortar uma imagem em camadas multiplas, voce pode fazer com imagens selecionadas ao executar os seguintes passos:

1. Selecione sua imagem depois de ter dimensionado à sua preferência para que a caixa de seleção envolva sua imagem.

2. Clique no botão "Ungroup" o clique com o botão direito na imagem e selecione "Ungroup".

3. Clique fora da forma para que toda a forma não esteja mais selecionada.

4. Clique em qualquer linha na imagem que você deseja alterar ou mover.
Você pode agora mover partes da imagem para a área cinza inativa e simplesmente as partes que você queira manter na primeira cor selecionada. Continue então movendo para a próxima parte de seleção de imagem para outras cores de papel e coloque-as na área de corte ativa para corte.

Como posso desenhar minhas próprias formas para recortar?

Você pode desenhar sua própria arte para cortar dentro do software Silhouette Studio. No lado esquerdo da janela do software Silhouette existem várias linhas e formas, que você pode usar para criar algumas imagens divertidas.
Para usar essas ferramentas selecione a linha ou forma que melhor se enquadra em sua necessidade e mova o cursor para iniciar o desenho dentro da área de corte.

As ferramentas a seguir estão disponíveis:
- Linha
- Retângulo
- Retângulo Arredondado
- Elipse (Círculo)
- Polígono
- Forma Curvo
- Mão Livre.

A ferramenta de linha é uma linha única simples, em que você pode clicar como ponto de partida, arraste o mouse para a posição final desejada e então clique de novo para finalizar o ponto. A tecla Shift vai forçar a linha em ângulos de 45 graus, se quiser sua linha horizontal, vertical ou inclinada. As ferramentas de Retângulo e Retângulo Arredondado operam de forma similar, onde você pode clicar para um ponto inicial e então arrastar seu mouse e clicar quando o ponto final for desejado. A tecla Shift vai forçar seu retângulo ou retângulo arredondado em um quadrado. A tecla Alt fará com que seu ponto inicial seja o centro do seu desenho.
Da mesma forma, a ferramenta Elipse (Círculo) permite que você clique para começar o ponto de partida, arraste o mouse e clique quando o ponto final desejado seja alcançado. A tecla Shift vai forçar a sua elipse em um círculo perfeito. A tecla Alt fará com o seu ponto inicial seja o centro de seu desenho.

As ferramentas Polígono e Forma curvada são similares, em que uma é o conjunto contínuo de linhas retas e a outra é um conjunto contínuo de linhas curvas. Você pode clicar uma vez em seu ponto de partida e arrastar a linha para o próximo ponto desejado. Faça isso quantas vezes quiser com a mesma linha. Você pode continuar a desenhar a partir de cada ponto, até que você dê um clique duplo com o mouse ou até o ponto final se encontre com o ponto de partida e crie uma forma fechada.

Como importar e recortar imagens “JPG” e “TIFF” com minha Silhouette?

Primeiramente, você pode precisar atualizar seu software Silhouete Studio.
O recurso de rastreamento no Silhouette Studio pode ser encontrado clicando no ícone Início na barra superior do lado direito.
Um painel deve ser aberto à direita e uma das opções listada será "Traçar/Rastrear".
Isso permitirá que você crie linhas de corte para a sua imagem importada.
Você pode abrir tipos de arquivo de imagem comuns (como arquivos JPG e BMP), através do recurso Abrir.
1. Abra sua imagem no programa Silhouette Studio.

2. Vá ao menu "Traçar/Rastrear"

3. Clique na ferramenta "Selecionar área"

4. Desenhe uma caixa em torno de sua imagem que você deseja rastrear

5. Opcionalmente, você pode ajustar qualquer um dos filtros de rastreamento disponíveis. Faça ajustes para ver qual será mais indicado para determinada imagem.
6. Depois de ter elaborado a sua área de rastreamento e em acordo com os filtros, selecione os métodos de rastreamento em "Aplicar método de rastreamento" (o mais comum é a opção "Traçar") Por favor, note que a Silhouette cria automaticamente uma borda com pontilhada ao redor de suas imagens, com base no fundo branco da imagem importada.
Por favor, note que não podemos garantir os resultados a partir de arquivos que não  são oferecido pela nossa empresa.
Mais informações sobre como usar o recurso de rastreamento pode ser encontrado no Manual do Usuário (através do menu "Ajuda" no programa Silhouette Studio).


Como sei onde minha imagem será recortada no papel?

As imagens serão cortadas no seu papel de acordo com a imagem na tela e depende também da orientação selecionada pelas opções da ferramenta da página. No modo "Paisagem", o canto superior esquerdo da tela vai coincidir com o canto superior direito da folha real do material cortado.
No modo "Retrato", o canto superior direito da tela coincide com o canto superior direito real de seu material.
Ao utilizar materiais que requerem o uso da folha de suporte/transportadora (base plástica), você pode ir para a opção ferramentas da página e selecionar a opção " Mostrar/Revelar Folha de Transporte ", para que você possa ver exatamente onde as imagens serão cortadas de acordo com a grade atual numa folha de porta-aviões.
Se desejar, você pode optar para que isso sempre seja mostrado, fazendo o seguinte:

1. Vá até o menu "Arquivo" (PC) ou no menu Silhouette Studio (Mac)

2. Selecione "Preferências"

3. Selecione "Padrões"

4. Selecione "Sempre mostrar" para a opção em "Quando estiver usando a folha transportadora”.

Como navegar pela tela LCD da Silhouette SD usando um cartão SD para recorte?

Para navegar através da tela LCD, observe que ao pressionar a tecla Enter irá selecionar qualquer opção que está exibido para ir ao próximo nível, para ajustar a opção selecionada ou para executar a ação listada.
Pressionando os botões de seta, irá rolar para a próxima opção ou ajustar a configuração selecionada, se a tecla Enter for pressionada.
As seguintes opções estão disponíveis na tela LCD da Silhouette:

NÍVEL UM (opções disponíveis ou não no cartão SD inserido na Silhouette SD) - Load w/Carrier - Essa opção é usada para carregar a mídia junto da base. - Load Media - Essa é usada para carregar as mídias que não estão sendo usadas junto da base plática, tais como o vinil adesivo.
(NOTA: Você deve usar a base plástica de corte, a menos que o material tenha o seu próprio adesivo e é grande o suficiente para ser tracionado pelos roletes o’ring) - Unload Media - Essa opção irá ejetar sua suas mídias.

NÍVEL DOIS (opções disponíveis quando a base plástica ou a mídia está carregada e um cartão SD inserido no Silhouette SD) - Select File - Permite selecionar um arquivo salvo anteriormente no seu cartão SD. Pressionando Enter, irá selecionar para ver todos os arquivos. Uma vez que o arquivo desejado é mostrado, ao clicar Enter novamente, será pedido para cortar o arquivo selecionado.
- Setting - Isso o levará as opções de definição de corte (descritas abaixo para o nível três) - Unload Media - Essa opção irá ejetar sua suas mídias.

NÍVEL TRÊS (sub-opções disponíveis quando o "Settings" está selecionado) - Select Media - Irá permitir que você escolha o tipo de material que você está cortando.
Você pode selecionar a partir de: grosso (cartolina ou papel mais grosso), Fino (papéis mais finos), Film (vinil ou outra mídias adesiva do tipo), ou caneta (para desenhar com uma caneta ao invés de cortar com a lâmina).
Quando um tipo de mídia é selecionado, você pode ajustar a força (ou nível de espessura) com as teclas setas. O 'S + E' exibido significa que pressionando a tecla Shift e Enter ao mesmo tempo, um corte teste será feito para verificar a sua configuração.
- Start Point - essa opção permite que você mova a lâmina para um ponto de início de corte alternativo. Útil quando já se deseja reaproveitar a mídia.
Quando a tecla Enter é pressionada para selecionar essa opção, você deve mover a lâmina para o ponto desejado, usando as setas.
Note, no entanto, que se sua imagem for muito grande ou se não houver espaço suficiente, será dado um erro quando tenta cortar.

- Scale - Isto irá permitir que você altere o tamanho o arquivo.
100% significa o tamanho do arquivo, como ele foi originalmente gravado. Você pode ir até 50% do tamanho original (ou metade do tamanho original) e até 200% do tamanho original (ou o dobro do tamanho original).
- Copy - essa opção permite que você selecione cortar várias cópias da mesma imagem.
Os cortes serão conduzidos um ao lado do outro, em uma fileira. Se muitas cópias são selecionadas e não há espaço suficiente para cortar todas, um erro será exibido quando você tentar cortar. - Go Back - quando terminar de selecionar e ajustar as configurações de corte desejado, você pode selecionar essa opção para retornar ao nível anterior de menu.
NOTA: Você não pode girar ou ajustar as imagens diretamente da tela de LCD. Essas operações deveriam ser realizadas no momento que sua imagem é guardada no cartão SD.

Como faço para girar ou espelhar uma imagem no software Silhouette Studio?
Para girar uma imagem no software Silhouette, você pode selecionar uma imagem para encontrar um ponto de controle em círculo verde, geralmente localizado na parte superior da imagem selecionada. Você pode clicar e arrastar o círculo para alcançar o seu ângulo de rotação desejado.
Para espelhar as imagens, você pode clicar com o botão direito em qualquer imagem selecionada e escolher "Mirror Horizontally" (que vai virar a imagem para trás) ou "Mirror Vertically" (que vai colocar a imagem em ao inverso). Outras opções de espelhamento podem ser encontrados no menu "Object" em Transform> Mirror Options. Como faço para soldar texto por meio do Software Silhouette?
Como fazer palavras Soldadas?

1. Vá até a opção de texto e selecione uma fonte de script ou outra.

2. Certifique-se que suas letras estão interligadas como desejado. Muitas fontes de script, embora nem todas, serão exibidas por terem os pontos de ligação nas letras. Se os pontos não ligam (ou, em outras palavras, se as letras não estão se tocando), ou você selecionou uma fonte não script, você terá que ajustar o "Espaçamento de caracteres.

3. Com seu texto selecionado, clique no botão "Soldar" (botão localizado junto ao canto inferior esquerdo da tela do software ou encontrado clicando nas imagens selecionadas) Após um momento, o texto será soldado.
Você também pode soldar imagens em texto ou imagens em outras imagens.
O recurso de solda funciona com qualquer configuração múltipla de imagens com linha de corte quando sobrepostas.

Como devo alimentar diferentes tamanhos de papel na Silhouette?

Ao cortar menores tamanhos de papel com a Silhouette, você deve assegurar que está colocando o seu papel corretamente na base plástica (ou placa de transporte).
Colocação de papéis menores dependerá da orientação selecionada na ferramenta "Página" (que é o painel padrão aberto quando o programa Silhouette Studio é iniciado.)

Paisagem: Quando um documento está na orientação paisagem, ele será enviado à Silhouette com o canto superior esquerdo da tela coincidindo com o lado direito superior do seu material.
Se o material é menor que a largura da folha de operadora, você precisa colocar seu material no canto superior direito da folha de suporte

Retrato: Quando um documento está na orientação retrato, ele será enviado para a Silhouette com o canto superior direito da tela correspondente ao lado superior direito do seu material.
Se o material é menor que a largura da folha de operadora, você precisará colocar o material no canto superior esquerdo da folha de suporte.

Por favor, certifique-se de continuar a carregar a sua base plástica com o lado esquerdo alinhado a placa com a marca da guia criadas em sua máquina Silhouette, como faria normalmente ao cortar outros tamanhos de papel, de modo que ambos rolos brancos estejam segurando a folha de suporte uniformemente.


  • Compartilhe
  • Você ama a Silhouette?
  • Newsletter
  • Cadastre-se gratuitamente e receba
    nossa promoções e novidades.
    Digite seu email: